domingo, 25 de novembro de 2012

Texto de apreciação crítica, pelo Pedro


 
 
Neste quadro pode  observar-se um quarto numa zona de campo. O quarto não tem grande decoração para não chamar a atenção, para as pessoas depositarem-na  toda no que que está a ser feito.
Parece ser um pintor que está a reproduzir o que está para lá da janela  numa tela que está subentendida por ser tão parecida com a paisagem. Só se nota que se está ali a concretizar um quadro pelo lado branco do quadro e pelo cavalete. A vegetação que rodeia a casa mostra que estamos numa zona de campo, muito plana. Mais perto de nós não é mostrada grande vegetação, parecendo umas árvores e uns arbustos. Ao longe vê-se uma grande quantidade e  variedade de árvores e outras plantas, o que contraria o que dissemos anteriormente.

(texto com alterações)

Sugestão: neste tipo de texto, é mais apropriado escrever "o observador" do que "as pessoas". Não concordo que haja contradição no segmento «Mais perto de nós não é mostrada grande vegetação, parecendo umas árvores e uns arbustos. Ao longe vê-se uma grande quantidade e variedade de árvores e outras plantas, o que contraria o que dissemos anteriormente.». Podes usar a terminologia que usamos na aula (1º plano, 2º plano) e iniciar a segunda frase com porém, todavia, contudo...

Sem comentários:

Enviar um comentário