domingo, 14 de abril de 2013

Tiago entrevista Miguel Torga

Tiago XXXXX: Olá! Chamo-me Tiago XXXXX e estou no 10ºano da Escola Secundária de Vila Verde. É com muito prazer que inicio esta entrevista a Miguel Torga, um escritor e poeta português. Diga-me, Miguel, o que o fez usar este pseudónimo, sendo o seu nome verdadeiro Adolfo Correia da Rocha?
Miguel Torga: Olá! Em primeiro lugar, agradeço o convite que me foi feito para estar aqui presente, e foi com grande satisfação que o aceitei. Em relação à sua pergunta…a escolha do nome “Torga” deve-se ao facto de estar relacionado com a minha personalidade. Torga é uma planta que habita na zona que me viu nascer.
Tiago XXXXX: Como todos sabemos, já escreveu várias obras. Já alguma vez se arrependeu de ter escrito uma?
Miguel Torga: Nunca me arrependi e creio que não me arrependerei de ter escrito alguma obra. Tenho muito orgulho no meu trabalho e quero concentrar-me no que irei escrever no futuro.
TiagoXXXXX:Durante a sua vida, quando viaja para o estrangeiro, sente saudades da sua terra natal: Trás-os-Montes?
Miguel Torga: Sim, é claro que sinto, tal como toda a gente quando viaja para fora. Para além de representar, para mim, a minha família e a minha infância, é essa terra que me inspira para escrever os meus livros.
TiagoXXXXX: Qual a obra que teve mais gosto em escrevê-la?
Miguel Torga: Não tive um gosto maior  por alguma obra. Gostei muito do que escrevi e, tal como disse, tenho orgulho no meu trabalho e também penso que tenho tido algum sucesso.
TiagoXXXXX: E acho que também pensa muito bem. Aliás, até teve recompensas…Como se sente, sabendo que já conquistou alguns prémios?
Miguel Torga: Sinto-me feliz, é claro. São todos fruto do meu esforço e dedicação pelo meu trabalho. Penso que qualquer escritor gostaria de ganhar prémios pelas suas obras.
TiagoXXXXX: Para finalizar, o que aconselha aos que pretendem iniciar a sua vida literária?
Miguel Torga: O que aconselho é que nunca desistam de alcançar os seus objectivos. Nada é feito sem esforço, sem trabalho. Desejo-lhes boa sorte e que tenham sucesso.
TiagoXXXXX: Muito obrigado, Miguel Torga! Foi uma honra estar consigo. Até à próxima.
Miguel Torga: Também foi um prazer estar consigo. Até à próxima.
(texto submetido a alterações pontuais)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário