quinta-feira, 16 de maio de 2013

O 10D, uma turma de poetas

Inspirando-se livremente em três poemas diferentes de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos do 10D mostraram o que valem. Ora aí vai:


Nunca discrimines raças diferentes
Pois um dia podes sofrer
Nunca brinques com coisas sérias
Pois podes magoar
Nunca fales demais
Pois podes-te arrepender
Respeita as diferenças
E conhecerás um mundo novo e sem preconceitos.              

 

Adriana nº2 10ºD

Os meus dedos estalaram
o lápis fugiu
o papel rasgou
A minha mão
até então nada mais escrevi
por preguiça talvez
ou por desgosto possivelmente
nada mais fiz
Enfim....
 
 (Pedro *****) 
Bijuteria

Vi anéis grandes, pequenos
Vi anéis de várias cores
Reluziam, chamavam-me
Vi anéis às flores

Vi colares dourados
Vi outros prateados
Nas montras pendurados

Vi relógios e pulseiras
Aos meus ouvidos tilintavam
E aos meus olhos cintilavam

Do lado de fora eu olhava
Pois por dentro eu me perdia
Não me iria render
a tal ousadia.


(Tânia *****)

Nunca viveremos bastante quanto devemos
Aquele medo atormentador obstando
Nunca viveremos bastante quanto devemos

Como quem ousa voar e é repelido
Por forças mais fortes que a própria vida desconhece

Ou por barreiras invisíveis

Tão sábias tão subtis e tão peritas ou talvez inúteis como são
Que nem podem sequer ser bem descritas.

Eduarda Araújo, 10ºD, nº7


A porta abre, e as suas dobradiças chiam
E por todas as paredes te procuro

A porta bate, fazendo um barulho ensurdecedor
E aqui sozinha olho em meu redor

Do limiar saio devagar
E em todos os espaços há vazio

Fico a pensar: o que será que eu fiz?

Errei.

Susana Sousa, 10ºD, nº 17

 

Quando o computador se liga
E tu abres o “Facebook”

Já lá estão milhões de “Gifs”
À tua espera

Mesmo quando não os queres ver

Há sempre alguém que põe “gosto”
E aparece no teu “Feed de Notícias”

ABAIXO OS “GIFS”!!

Diogo Gonçalves,10ºD Nº5

 

Uma multidão ao teu redor,
Um barulho ensurdecedor,

O que vamos nós fazer?

O Benfica é isto mesmo.

 

A águia, os cânticos,
Todos os gritos, todas as

Lágrimas, todas as orações,

Todo o nervoso miudinho…

 

Uma dimensão incrível,
Uns adeptos lutadores,

Sofrem até à última,

Damos tudo por vocês
E só vos pedimos uma coisa:


A vitória !


Eduardo Barbosa, nº8 10ºD

Vi mares e rios e nascentes
Vi mares e rios e nascentes

A baleia canta os peixes vogam
Em mares atravessados por torpedos

 

Vi luz , ouvi ventos
Vi mares com encantamentos

Amor suspenso nos ventos

 

Vi homens , vi mulheres

Vi sombras, vi-Te a ti

 Vi homens e sombras cruzarem-se

Pedro Dias Nº 13 10ºD

 

Eu vi-os!
Vi vestidos e saias e camisolas

Vi vestidos e saias e camisolas
Eram de todas as cores e feitios              

Nos meus sonhos as roupas eram todas minhas

 

Vi sapatos e sapatilhas e botas
Vi coisas lindas

Que nunca iriam ser minhas

 

Vi lojas em saldos
Onde podemos comprar muito por pouco

Enfim: um sonho

 

A roupa fascina-me
Como pode um pedaço de tecido ser

Uma coisa tão linda?

 

Adriana(liiiiiiinda) Dias nº1 10ºD

 
A escola proíbe-me de fugir

E todos os dias eu penso em partir.

 

A escola nega que vai acabar
E em todos os dias eu não paro de acreditar

 

A escola interpela-me para a média subir
E todos os dias eu apenas quero dormir

 

Ao longo do ano divago
Férias, música, dinheiro.

José Calais (parêntesis censurado pela professora), Nº9, 10ºD

  

Chega a casa, mal ouve os pais
Fecha-se no quarto

Não sai mais

Sob a janela vê um mar

Imagina-se a socializar

E a correr acompanhado

Vê vultos alucinados

Onde passado e presente se cruzam

Vê lágrimas de alegria e de tristeza

Onde as mágoas estacam

Cátia Costa 10ºD Nº4


O meu verdadeiro eu
O meu amor, magoado

A escapar da solidão
Não o deixo, não posso

Com medo.
Com medo de ser outra vez aleijado

Pedro Dias Nº13 10º D

 

A prisão prende-me em celas  
E a parede risco com ansiedade

 
A prisão faz-me passar fome

E só penso na liberdade

 
A prisão, a campainha faz tocar

E o intervalo passo em fraternidade

 

Ao longo do tempo intuo
Sol mar horizonte

 

Diogo Gomes nº6 10ºD

 

Vi Renaults, vi Citroens
Vi BM’s, vi Mercedes

Rosnavam, entusiasmavam
Dos luxos os cheiros encantavam

 

Vi motores que brilhavam
Vi interiores que grande beleza

Magníficos carros!

Vi corridas com grande euforia
Pilotos experientes

Curvas, retas… fascínio

Leandro Azevedo Nº11 10ºD

 

Nunca vi tristeza tão profunda
Por aquelas memórias corridas

Nunca vi lágrimas tão claras
Por aqueles momentos passados

Nunca me queria perder
Aqueles tempos queria esquecer

Nunca me deparei com a realidade
E assim me iludi com a falsidade

Sofia Fernandes Nº16 10ºD

 

 

A música começa
E em todo o lado a ouço

 

A música prossegue
E em todo o lado a ouço

 

A música invade-me
E dela não me liberto

 

Quando dou por mim…
Já a estou a cantar.

 Som, melodia, ritmo, harmonia.

Tiago Alves Nº19 10ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário