terça-feira, 5 de março de 2013

Petrarquismo


Petrarquismo

“Movimento literário italiano que aparece no século XV e se prolonga até ao século XVII, influenciando toda a poesia europeia. Este movimento procura imitar a poesia amorosa de Petrarca, um poeta italiano que representa a transição entre os trovadores provençais e os poetas do dolce stil nuovo e a poesia do Renascimento.
            Tendo como impulsionadores Matteo Maria Boiardo e Iacopo Sannazzaro, o Petrarquismo caracteriza-se por uma retoma da temática amorosa, dos recursos estilísticos e do vocabulário utilizados por Petrarca. (…)
Este movimento atinge o seu auge, no século XVI, com Pietro Bembo que lança uma edição corrigida de Il Canzonière e que compila, em Prose della Volgar Língua (1525), o uso literário da língua vulgar, apresentando a linguagem de Petrarca como um modelo da língua poética. É, então, que a poética petrarquista começa a influenciar o resto da Europa, transformando-se num exemplo de perfeição formal e da nova sensibilidade poética.
A nível temático, o amor é visto como um serviço que transporta o enamorado a um estado de elevação.     O amor pode não só provocar, no jovem apaixonado, o gosto na dor amorosa, como também conduzi-lo à luta entre a razão e o desejo ou à perturbação emocional perante a amada. O amor pode ainda provocar uma análise introspetiva sobretudo sobre os paradoxos do sentimento amoroso, levando o enamorado a caminhadas melancólicas por entre serras e campos desertos, entre outros tópicos.
Quanto à forma, Petrarca introduz inovações métricas (hendecassílabo), principalmente nos sonetos e canções. Para além disso, procura impor, nas suas poesias, uma linguagem e um estilo simples, mas sem vulgarismo e fingimentos. O soneto e a canção tinham já sido cultivados na poesia da escola siciliana e no dolce stil nuovo, mas é Petrarca que projeta essas formas poéticas para um elevado nível de perfeição.
O Petrarquismo influencia poetas (…) Portugal (Sá de Miranda, Camões) e de Espanha, sobretudo, de forma vigorosa nos séculos XVI e XVII.”

petrarquismo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-02-26].
Disponível na www: <URL:
http://www.infopedia.pt/$petrarquismo>.

 

Relato de vivências


 
Uma das mais belas sensações que senti na minha vida, até ao momento, foi a vitória num campeonato “Inter-freguesias”. Foi lindo erguer a taça, sentir nas mãos o esforço árduo que fizemos: todo aquele tempo a treinar, finalmente, tinha sido recompensado.

Tudo começou em Junho de 2007. A Freguesia da Loureira, depois de ter participado várias vezes no “Inter-freguesias”, decidiu continuar a participar e, nesse ano, tudo mudou. Chegou a vez dos mais novos. Finalmente realizei alguns treinos e decidimos tentar vencer o campeonato, mas infelizmente, tentativa sem sucesso. Não desistimos e continuamos a tentar, todos os anos, até 2010.

Em 2010 foi diferente, muito diferente. Como o campeonato tinha um limite de idade, até aos 13 anos, aquele era o último ano da “geração de 97”. E lá estava eu, mais uma vez, a tentar trazer a taça.
E finalmente, conseguimos. Não perdemos nenhum jogo, tudo foi recompensado e ainda hoje me lembro como se tivesse sido ontem. Aprendemos que, com esforço e vontade, tudo se consegue. Basta querer.