quinta-feira, 18 de abril de 2013

Herberto Helder, o mais secreto dos poetas, concede uma entrevista ao Pedro


http://um-buraco-na-sombra.netsigma.pt/fotos/25/Herberto_Helder.jpg
- Bom dia. Tenho um enorme gosto por ter aceite o meu pedido para uma entrevista. Fico-lhe muito grato.

 - Onde passou a sua infância ?

-Nasci na Madeira em 1930. Poucos anos depois saí, para poder continuar com a minha vida.

- Porque  desistiu do seu curso em Coimbra?

- Bom, desisti do meu curso porque achei que não acrescentaria nada à minha formação e daí em diante, viajei pela Europa e tive vários empregos.
- O que o levou a ser um poeta com uma linguagem ousada ?

-Pois, o que acho que me levou a isso foi o querer ser diferente dos outros , destacar-me um pouco, por assim dizer.
- Sei que passou um mau bocado “lá fora“?

-Sim, é verdade, cheguei a passar fome e momentos muito difíceis. Lá consegui ultrapassá-los e chegar a Lisboa.
- O que o levou a recusar o Prémio Pessoa ?

- Eu recusei porque …, como deve saber, eu não sou muito ligado à vida pública e um prémio, para mim, não é importante: O que realmente acho importante é nós evoluirmos como pessoas e poetas.
- Tive muito gosto em tê-lo aqui comigo. Muito obrigado pela sua paciência. Fique bem .

- Gostei muito e muito obrigado por este tempo tão bem passado.
(texto sujeito a alterações)

Sem comentários:

Enviar um comentário